Laudato Si' no REVE

11 dezembro 2023

"Louvado seja, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras."

São Francisco de Assis

O REVE, o Programa de Regeneração dos Ecossistemas no Vale da Esteva, tem como principal orientação a ecologia integral. A ecologia integral considera as diferentes dimensões que compõem o meio ambiente, visa favorecer a consciência de que tudo está interconectado no planeta Terra.


Essa visão holística que a ecologia integral propõe, coloca a posição do ser humano em uma nova perspectiva e nos oferece uma nova percepção do ser humano em relação a si mesmo e aos demais elementos que compõem esse ser vivo que é a Terra.


O ser humano tem o seu valor, e isto é inegável, mas há algum tempo a ciência tem sinalizado que a visão antropocêntrica, quando levada a extremo, pode trazer maus resultados, como os que estamos testemunhando com a destruição e devastação do meio ambiente.


A “Laudato Si'” é uma mensagem oficial do Papa Francisco, publicada em 24 de maio de 2015, que reflete a sua preocupação com a crise ambiental e estas questões ecológicas. O título, “Laudato Si'”, é uma expressão italiana de São Francisco de Assis, que significa “Louvado Sejas”. A encíclica aborda uma série de temas, como degradação ambiental, mudanças climáticas, perda de biodiversidade, água, justiça social e pobreza.


Na carta, o Papa faz um apelo à responsabilidade ética e moral de todas as pessoas, governos, instituições e organizações religiosas na proteção do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. Além das questões ambientais, a “Laudato Si'” destaca a necessidade de uma mudança cultural e espiritual para enfrentar os desafios ecológicos.


O Papa Francisco incentiva a conversão ecológica, promovendo uma nova forma de ver e interagir com o mundo natural, baseada em valores como solidariedade, justiça, responsabilidade e cuidado mútuo.


A encíclica tem sido bem recebida globalmente e está a ter um impacto significativo nas discussões sobre questões ambientais, influenciando políticas e ações voltadas para a sustentabilidade e justiça social.


Esta encíclica, a primeira historicamente a tratar diretamente da crise ambiental, enfatiza, portanto, a responsabilidade humana para cuidar do nosso planeta e preservá-lo para gerações futuras. O cuidado com a criação é um dever moral de todo ser humano, dever este que implica integrar a dimensão ambiental com a justiça social e a equidade.


É por isso que a encíclica “Laudato Si’” foi incluída no programa de regeneração do Vale da Esteva. Ou seja, porque percebemos que há uma profunda sintonia entre seus princípios éticos, espirituais e ecológicos com as nossas práticas e objetivos para o Vale da Esteva. Buscamos cotidianamente, colocar em prática uma ética ambiental com base numa visão holística, empenhada na promoção do bem-estar de todas as formas de vida. A encíclica Laudato Si’ nos inspira e traz um sentido maior ao nosso trabalho e a nossa missão de deixar um legado para a vida.


O cuidado com a nossa casa comum, o lar de todos os seres vivos, é a única maneira que temos de criar um ambiente sustentável e harmonioso e o REVE foi e continua sendo construído com esse intuito. As atividades que escolhemos para realizar a regeneração do lugar, como a agricultura sintrópica, a agrofloresta, a alimentação a base de plantas e o turismo ecológico são para nós, formas de promover a justiça social e de criar oportunidades econômicas e sociais para a comunidade local.


Outro motivo para adotar esta encíclica como um documento orientador do REVE, é que ela incentiva a educação ambiental e a sensibilização para questões ecológicas. Este é um dos objetivos do programa, isto é, desenvolver projetos educacionais que envolvam a comunidade local e promovam a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.


O compromisso do REVE com a integração de práticas ecológicas na região demonstra o nosso esforço para criar um ambiente verdadeiramente regenerativo, onde a natureza, a comunidade e a economia possam prosperar em harmonia.


Viver em harmonia com as leis da natureza não significa voltar a idade da pedra ou negar o desenvolvimento humano, significa apenas respeitar todas as formas de vida, reconhecer que o solo é vivo, que a água é viva, que as plantas são vivas e que os animais são vivos, tão vivos quanto nós! É reconhecer, também, que tudo e todos são importantes para que isso a que chamamos vida, exista.


E quero finalizar com as palavras de Henry David Thoreau: “Se uma planta não consegue viver de acordo com sua natureza, ela morre, assim também um homem “.



Cristina Levine Martins Xavier de Sousa



Referências:

  1. https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
  2. https://www.troupedatrip.com/walden-a-vida-nos-bosques/
  3. https://pegadaverde.pt/pt_pt/blog/post/o-que-e-a-ecologia-profunda
  4. https://cienciahoje.org.br/artigo/os-beneficios-da-natureza-para-a-saude-mental/
Por websitebuilder 4 de julho de 2024
O novo site do Vale da Esteva foi projetado para oferecer uma experiência de navegação intuitiva, com informações detalhadas e atualizadas sobre o que o nosso vale tem para oferecer.