Continuação...
Seguindo a visita depois em direção à vinha, deslocação esta que foi feita a pé e durante o percurso foram apresentados os trabalhos realizados na área florestal.Na chegada à vinha foi apresentada a agrofloresta 2025, onde foi explicado no que consiste a agricultura sintrópica, o método de plantação utilizado, as culturas e variedades plantadas e o que se pretende fazer numa próxima cultura de primavera/verão, bem como o que se irá fazer no futuro naquela área.
A visita continuou pela vinha, onde se falou de castas e de operações culturais realizadas e a realizar no futuro. Também falámos sobre a implementação de pastagem, cobertura de solo e métodos de incorporação de matéria orgânica no solo. Foi igualmente falado do que se irá realizar para breve nas 4 linhas de ensaio da vinha.
Por fim, a visita à agrofloresta 2024, onde se falou de culturas implementadas, operações culturais realizadas e o que se pretendia daquela área, anteriormente povoada de eucalipto. foi, também, referido o que se pretende daquela zona no futuro.
No regresso à zona da casa, o professor falou um pouco com os alunos para explicar que não existem só quintas de produção de culturas em modo intensivo e que é possível praticar técnicas de cultivo menos agressivas para o meio ambiente. Também foi referido que quintas como o Vale da Esteva são muito importantes na regeneração dos solos e do meio ambiente. Foi com esta breve lição que a visita terminou.